Voltar

Manutenção da moto: veja cuidados essenciais com o veículo

Veja os itens que mais merecem atenção nas tarefas diárias

Sem dúvida, a moto é um veículo amado por muitas pessoas. Aliás, por garantir um transporte rápido e sem grandes dificuldades, o automóvel é uma excelente alternativa para evitar o trânsito das cidades.  No entanto, para que o bom funcionamento seja mantido, é preciso ter atenção em alguns detalhes, como na manutenção da moto, por exemplo. Continue a leitura e veja algumas dicas que separamos para você!

Cuidados com a bateria

De fato, as motos mais modernas contam com baterias que não precisam completar água e nem passar por manutenção. No entanto, se a bateria necessita desse recurso, é preciso retirá-la com as ferramentas adequadas e completar com água destilada. De acordo com mecânicos especializados, não é indicado utilizar água comum, pois ela conta com substâncias que aceleram a corrosão do item. Do mesmo modo, os polos da bateria também devem ser higienizados com frequência. Assim, os riscos de oxidação são menores.

manutenção da moto

Lubrificação dos cabos e rolamento

Para que não sejam danificados e nem rompidos, os cabos de freio, embreagem e acelerador devem ser lubrificados com frequência. Além disso, é preciso verificar a regulagem e os demais cabos sempre que possível. Do mesmo modo, os rolamentos também precisam de lubrificação. Pois se a manutenção não for feita da forma correta, a roda pode travar e causar acidentes.

Atenção com as correntes

A corrente da moto não pode ficar folgada. Por isso, ela também deve ser lubrificada e regulada com frequência. Portanto, a dica é pedir para que o mecânico de sua confiança faça essa verificação durante a troca de óleo. Mas, você também pode fazer essa análise antes de ligar a moto. Porém, para ter certeza de que está tudo correto, é importante encontrar no manual a informação sobre quantos centímetros de folga é permitido para o modelo da sua motocicleta.

A manutenção da moto nada mais que é que a rotina de cuidados com o veículo diariamente. Trata-se da análise dos componentes antes de sair de casa. Dessa forma, além dos cuidados citados acima, existem outros pontos que devem ser considerados, como por exemplo:

  • Trocar ou limpar o filtro de ar;
  • Verificar os freios;
  • Conferir o óleo do motor;
  • Analisar os pneus;
  • Conferir a vela de ignição.

Agora que você já sabe sobre alguns pontos importantes para manutenção da moto, que tal conhecer as melhores correntes para o seu veículo?

Trabalhamos com as melhores marcas do mercado e nossos produtos integram as motocicletas dos pilotos que se destacam nas maiores provas do país.

Acesse agora mesmo o nosso site e tire suas dúvidas!