Voltar

Descubra o que o barulho no motor da moto pode representar

Problemas com embreagem e sistema de escape costumam emitir sons

De fato, o motor da moto emite alguns ruídos. Afinal, são muitas peças que entram em atrito quando o veículo está em funcionamento. Mas, é preciso saber diferenciar os sons normais dos barulhos que podem indicar algum problema. Por isso, para ajudar os apaixonados por motos, hoje vamos falar sobre os ruídos mais comuns ou estranhos desse componente tão importante e o que eles podem representar. Veja os principais barulhos no motor da moto:

Embreagem

Sem dúvida, a embreagem pode ser a responsável por alguns barulhos estranhos vindos do motor da moto. O ruído que identifica algum problema neste componente, pode ser ouvido principalmente na troca de marchas. O que motiva o barulho são as válvulas com folga, que batem entre si. A troca de borrachas internas pode resolver o problema.

Rolamentos

Quando os rolamentos estão com algum problema, eles também demonstram através de ruídos. O barulho, semelhante a estalos, é ouvido com frequência conforme o veículo segue em movimento. Caso o som seja ouvido, é preciso procurar uma oficina para que a peça seja prontamente substituída.

 

barulho no motor da moto

Correia

A correia dentada faz parte do sistema de transmissão das motos e é um componente de extrema importância. A peça precisa receber lubrificação periódica e quando apresenta problema é comum ouvir ruídos parecidos com estalos ou chocalho metálico. Além disso, o barulho pode ser acompanhado por um som de metal sendo arranhado. Dessa maneira, é preciso fazer a manutenção ou substituição da correia, da coroa e do pinhão.

Sistema de escape

Responsável por expelir os gases que são queimados na parte interna do motor, o sistema de escape pode apresentar alguns problemas. Dessa maneira, quando isso ocorre é comum ouvir barulhos que parecem com tiros, chamados de estouros de escapamento. O defeito acontece por conta de vazamento de ar no sistema por conta de algum furo. Para que o barulho pare, é preciso concertar o problema.

Cabeçote

Com a função de levar o ar e o combustível para dentro dos cilindros, o cabeçote também sofre com alguns barulhos quando há falta de lubrificação. Desse modo, é possível ouvir um som de peças batendo, vindo do motor da moto. Essa situação exige manutenção imediata, pois pode oferecer riscos para os motociclistas já que influencia nas folgas entre as peças internas, causando desgaste.

 

Se você é apaixonado por esse veículo de duas rodas, continue de olho em nosso blog, pois em breve teremos mais matérias como essa sobre os barulhos no motor da moto.

Para conhecer as melhores correntes e kits de transmissão, acesse o site da nossa empresa. Temos opções incríveis esperando você!