Voltar

Confira 5 dicas de direção defensiva para motociclistas

Veja como a viagem de moto pode ser mais segura

Andar de moto, sem dúvida, é uma emoção que muitas pessoas amam sentir. Mas, acima de tudo, é preciso pensar em garantir a segurança em cada viagem. Estudos comprovam que existem muitos perigos em andar neste veículo. Porém, a direção defensiva para motociclistas conta com regras que podem deixar o passeio mais tranquilo e seguro. Confira algumas dicas de como praticá-la:

Ponto cego

O retrovisor da moto pode pregar algumas peças. Por isso, entre as principais dicas de direção defensiva para motociclistas está o cuidado ao trocar de faixa ou realizar uma curva. É de extrema importância olhar para trás, além de ver o retrovisor, pois o ponto cego do espelho pode enganar.

Farol

De fato, o recomendado é andar sempre com o farol da moto ligado. O ato é obrigatório por lei e chama atenção dos motoristas que estão ao redor.

 

 

Buzina

A buzina deve ser utilizada com moderação. Desse modo, ela é importante para alertar outros veículos sobre a presença da motocicleta e também para prevenir acidentes. No entanto, é preciso cuidado, pois o excesso do som da buzina pode irritar e ter efeito contrário.

Acessórios

Utilizar alguns acessórios de segurança é obrigatório. Além disso, eles são fundamentais para garantir uma viagem mais tranquila, segura e confortável. Por isso, luvas, óculos escuros, roupas impermeáveis, calçados adequados e capacete são indispensáveis na direção defensiva para motociclistas.

Distância

É essencial manter uma distância segura do veículo que está na frente, pois em caso de frenagens mais bruscas, dá tempo de evitar algum problema. Mas, é sempre bom lembrar que por mais que a moto seja menor e caiba entre alguns espaços, o lugar dela é em sua faixa específica. Além disso, é preciso tomar cuidado também com as correntes de ar, pois elas podem derrubar o motociclista. Então, caso um ônibus ou caminhão tenha ultrapassado, por exemplo, é preciso aumentar a concentração para não correr o risco de desequilibrar.

 

Essas são algumas dicas de direção defensiva para motociclistas. Mas, é preciso sempre manter atenção na manutenção da moto e manter a revisão sempre em dia. Da mesma forma, é primordial escolher sempre produtos e componentes que agreguem mais valor e qualidade ao veículo. No caso das correntes, é preciso escolher um produto que seja sinônimo de durabilidade e segurança. Nós temos diversas opções que podem melhorar ainda mais o desempenho de uma moto. Acesse o nosso site e confira!