Voltar

Corrente da moto: saiba como limpar e lubrificar corretamente

Cuidados especiais ajudam a manter bom funcionamento e segurança.

Quem ama andar de moto sabe que é preciso tomar muito cuidado para mantê-la funcionando de forma eficiente e segura. Uma das peças que mais pede cuidado e atenção especial é a corrente, que integra o conjunto de transmissão e pode sofrer desgastes ao longo do tempo. Por isso, para evitar esse problema, a limpeza e a lubrificação são essenciais, e devem ser feitas corretamente, precisando apenas de graxa em spray para motos, pincel grosso, querosene e um pano para tirar o excesso dos produtos.

Então, quer saber como cuidar das correntes da sua moto? Confira as dicas que separamos para você:

Limpeza

O primeiro passo para realizar esses serviços, é levantar a moto para que a roda traseira fique suspensa no ar. Fique atento para deixá-la bem apoiada e utilize um cavalete caso precise.

Logo depois, molhe o pincel com querosene, tirando o excesso e passando pelos dois lados da corrente. Passe também pelo lado interno da engrenagem, pertinho do pneu e gire a roda aos poucos para que a corrente se mova e você possa ir colocando mais querosene, para que o produto penetre bem.

Em seguida, umedeça um pano com querosene, passe nos lados interno e externo da corrente e tire os resíduos que possam ter ficado. Quando terminar, use a moto por cerca de 15 minutos, para que o resultado do serviço de lubrificação que virá em seguida seja intensificado.

Como limpar e lubrificar as correntes da moto

Lubrificação

Levante a moto novamente e comece a espirrar o spray pelo lado interior da corrente. Não use produto demais e utilize um pano para não correr o risco de se sujar. Repita o mesmo processo no lado exterior e gire a roda para facilitar a lubrificação da corrente toda. Deixe secar por cerca de meia hora antes de utilizar a motocicleta.

Caso você esteja em dúvida sobre trocar ou não a sua corrente, existe um teste que mostra se existe essa necessidade. Portanto, é só puxá-la até a engrenagem traseira e se ao desencaixar o espaço livre for equivalente a meio dente da engrenagem, talvez seja a hora de fazer a troca. Caso precise uma nova corrente, temos a melhor opção para você! Somos líderes do mercado e nosso produtos estão presentes nas melhores marcas. Acesse o nosso site e confira as nossas opções.