Voltar

Esteira transportadora: confira o que considerar na hora de escolher a melhor opção

Saiba quais informações e características devem ser analisadas na escolha

Sem dúvida, gestores de indústrias buscam diariamente oportunidades de realizar mais tarefas gastando menos. Aliás, custo-benefício é um fator muito desejado por empresas de todos os segmentos. Afinal, o mercado exige constante evolução e para ter uma marca competitiva, é preciso aliar vantagens como economia, produtividade e eficiência. Por isso, é comum que alguns equipamentos sejam vistos como aliados nesta luta. Hoje, por exemplo, vamos falar sobre a esteira transportadora e mostrar como ela pode ajudar o setor industrial.

Além disso, queremos falar sobre o que deve ser considerado para escolher uma máquina com qualidades que ofereçam o melhor custo-benefício para uma empresa. Quer saber mais? Então confira nossas dicas e informações ao longo do texto!

O que é uma esteira industrial?

Primeiramente, antes de explicar as vantagens e como escolher o equipamento, queremos falar sobre o que é uma esteira transportadora industrial.

Portanto, ela é um maquinário simples, que conta com polias que movimentam uma superfície e transporta diversos tipos de objetos. Ou seja, o equipamento é essencial para facilitar a movimentação de materiais dentro da produção.

Mas vale lembrar que não é de hoje que a esteira transportadora é utilizada. Pois o equipamento começou a atuar no começo do século 20, para reduzir o tempo de transporte e os custos dos processos realizados nas empresas.

Atualmente, elas encontram-se cada vez mais tecnológicas e modernas e por mais que ainda existam os modelos manuais, os automáticos predominam o mercado e são mais indicados em qualquer ramo.

Motivos para apostar no equipamento

De fato, existem grandes razões para ter uma esteira transportadora dentro da produção industrial. Conforme já citamos no início do texto, trabalhar com excelente custo-benefício é uma das maiores prioridades do mundo dos negócios.

Inegavelmente, dentro das fábricas e armazéns, os produtos passam por várias etapas até chegarem ao consumidor final. Desse modo, é fundamental agilizar as ações e garantir mais produtividade para que os resultados sejam cada vez melhores.

Por isso, um dos principais motivos é o tempo de trabalho. Afinal, como muitos dizem tempo é dinheiro. Imagine então se os colaboradores precisassem fazer este serviço de transporte de maneira manual.

Sem dúvida, a atividade causaria alguns problemas, além de possíveis imprevistos. Isso poderia colocar em risco a saúde dos funcionários e gerar atrasos, que poderiam impactar financeiramente na indústria.

Portanto, é muito vantajoso contar com um equipamento transportador. Pois ele realiza o trabalho com agilidade, eficiência e ergonomia, garantindo resultados mais rápidos e seguros.

esteira transportadora

Como escolher a melhor opção para sua indústria?

Certamente, quando falamos sobre equipamentos industriais uma das maiores dúvidas é sobre como escolher a melhor opção para a sua demanda.

Por isso, queremos dar algumas dicas do que deve ser considerado antes de definir qual esteira transportadora fará parte da sua produção.

Hoje existem diferentes modelos no mercado, entre plásticos e metais. Desse modo, é importante realizar uma análise das particularidades da indústria para tomar a decisão certa.

Na hora de decidir qual a melhor esteira transportadora para o seu negócio, o recomendado é responder alguns questionamentos para avaliar se a opção desejada se encaixa aos seus projetos. Entre as repostas necessárias podemos citar:

Temperatura;

Materiais que serão carregados;

Tamanho e disponibilidade da equipe;

Estrutura do local onde o equipamento atuará;

Possibilidade de manutenções.

Além disso, é importante que as características da esteira também sejam analisadas. Dessa forma, o recomendado é observar a qualidade de seu material, resistência das correntes, que são itens fundamentais para o seu funcionamento, resistência aos impactos, atritos e agentes químicos e versatilidade do equipamento. Com essa análise, certamente será possível fazer a escolha certa.

Corrente transportadora

Outro grande questionamento sobre a esteira transportadora é sobre a corrente do equipamento. Afinal, o componente é essencial para a movimentação dos materiais.

O que muitos desejam saber é se de fato as opções metálicas são mais indicadas que as plásticas.

De acordo com os especialistas, isso ocorre pois as correntes de metal são extremamente resistentes e preparadas para carregar cargas maiores e atender altas temperaturas. Desse modo, são ideais para carregar embalagens de vidro, peças de metal e produtos abrasivos. Mas elas também transportam outros materiais mais leves, como itens da indústria de alimentos, por exemplo.

Escolha DID

Como você viu ao longo do texto, as correntes da esteira transportadora são fundamentais para o sucesso das operações. Afinal, elas ajudam os processos de movimentação, oferecendo suporte e resistência ao equipamento onde estão instaladas.

Além de produzir nossos tradicionais itens para motos, também fabricamos correntes para o setor industrial.

Nossos produtos podem ser aplicados em indústrias de diferentes segmentos, seguem rigorosos padrões de qualidade e são reconhecidos por sua força e qualidade, que melhoram os resultados de diversos equipamentos.

Então se você quer saber um pouco mais sobre a nossa linha industrial, acesse agora mesmo o nosso site, conheça as opções disponíveis e tire suas dúvidas!