Voltar

Conheça os principais cuidados com as esteiras industriais

Saiba mais sobre a limpeza e manutenção desses equipamentos 

Conforme já falamos em outros textos do nosso blog, as máquinas transportadoras industriais realizam o deslocamento de materiais com confiança e tranquilidade. No entanto, é preciso cuidado para que esses equipamentos continuem funcionando de maneira adequada e funcional. Por isso, hoje vamos falar sobre os principais cuidados com as esteiras industriais.

Primeiramente, é preciso esclarecer que com o tempo é comum que a máquina acumule detritos e sujeiras. Desse modo, seu funcionamento pode ser prejudicado e sua vida útil reduzida. Além disso, é normal que o equipamento sofra desgastes e arranhões durante seus serviços. Por isso, é fundamental que um técnico responsável faça sempre a verificação da regularidade, alinhamento, emendas e estiramento da correia, assim como inspeção dos raspadores, limpadores e outros acessórios.

Limpeza 

Entre os cuidados com as esteiras industriais, podemos destacar a limpeza, que é feita através da remoção de materiais que podem grudar nas correias da máquina. Para isso, é preciso suspender as polias de retorno e utilizar limpadores de borracha, montados no lado contrário da corrente e ajustados para favorecer sua movimentação.

cuidados com as esteiras industriais

Acessórios de higienização das esteiras industriais 

De fato, a retenção de sujeira pode ter efeitos negativos e prejudicar os cuidados com as esteiras industriais. Dessa forma, os limpadores e raspadores fazem a limpeza da superfície. Mas, existem outros acessórios de higienização, como os raspadores de borracha e de aço, por exemplo. Os componentes são eficientes na raspagem e não provocam danos na correia. No entanto, antes de fazer este trabalho, é preciso limpar a corrente com spray de água e escovas cilíndricas para remover os detritos secos.

Protetor de correias

Sem dúvida, as falhas na superfície da correia também devem ser sempre observadas. Para evitar que a sujeira se acumule no local, o recomendado é aplicar um protetor para preencher as irregularidades e impedir que os detritos entrem. De acordo com especialistas da área, o produto é feito com base de uretano e deve ser aplicado regularmente.

 

Esses são apenas alguns dos cuidados com as esteiras industriais. Se você deseja saber mais sobre este assunto, continue de olho em nosso blog, pois em breve teremos novos textos.

 

E se deseja conhecer as correntes industriais da DID, acesse o nosso site e confira!

Afinal, além de sermos referência em correntes de motos, trabalhamos nesta área que atende diversos segmentos através de produtos resistentes e duradouros.