Voltar

Entenda a importância da manutenção preventiva da máquina agrícola

Veja quais componentes devem ser analisados com frequência

Sem dúvida, equipamentos da área da agricultura precisam de muito cuidado para que seu bom funcionamento sejam mantido e sua vida útil prolongada. Desse modo, entre as principais medidas para conquistar essas vantagens, está a manutenção preventiva da máquina agrícola, que ajuda a evitar quebras inesperadas e desgastes prematuros. Quer entender a importância desse serviço? Continue a leitura e confira!

Inegavelmente, além de prevenir problemas futuros, a manutenção preventiva da máquina agrícola ajuda a garantir mais produtividade e eficiência nas atividades do campo. Da mesma forma, a tarefa consegue assegurar um bom valor na hora da revenda do equipamento, pois o proprietário pode mostrar seu histórico de revisões para o comprador.

De um modo geral, a manutenção consiste no serviço preventivo que analisa possíveis danos no maquinário. Durante a ação, caso algum defeito seja identificado, é solicitada a troca ou reforma do componente.

Como realizar a manutenção de máquinas agrícolas?

Primeiramente, é preciso seguir as recomendações presentes no manual do produto. Para realizar a manutenção de máquinas agrícolas, o ideal é contar com um profissional qualificado para resolver eventuais problemas.

Manutenção máquinas agrícolas

Além disso, é importante que o produtor ou operador da máquina realize checagens diárias. Portanto, a dica é analisar componentes do motor, como filtros de ar, combustível, óleo, bombas hidráulicas e correias.

De acordo com especialistas, os filtros devem ser substituídos seguindo as dicas do fabricante ou com certa frequência quando o equipamento trabalhar em condições complicadas com excesso de poeira e umidade, por exemplo.

Da mesma maneira, a máscara dianteira do radiador deve ser higienizada para acabar com as impurezas. O nível do óleo do motor e do sistema de arrefecimento também devem ser observados antes de iniciar os trabalhos.

Qual o melhor momento para a revisão?

De fato, os prazos para realizar a manutenção preventiva da máquina agrícola podem variar. O período alterna segundo o número de horas trabalhadas e de acordo com o tipo de atividade realizada pelo equipamento. No entanto, mesmo com essas particularidades, é fundamental que todas as máquinas contem com relatórios com informações de revisões, mudanças e imprevistos.

Gostou de saber um pouco mais sobre a importância da manutenção preventiva da máquina agrícola? Então compartilhe o nosso texto para que mais pessoas fiquem por dentro do assunto.

E se você deseja conhecer um pouco mais sobre nossas correntes para equipamentos da área da agricultura, basta acessar o nosso site!