Voltar

Agricultura de precisão: conheça as vantagens e os desafios

Saiba como o setor agrícola pode ser beneficiado com a tecnologia

As máquinas agrícolas são planejadas para realizarem diversos trabalhos no solo, através de ações de carregamento, transporte, colheita, entre outras funções. Mas de um tempo para cá a evolução tecnológica tomou conta do setor, proporcionando atividades ainda mais eficientes. Desse modo, os equipamentos ganharam novas alternativas para oferecerem resultados melhores. Assim, sistemas foram criados para controlar a produção e evoluir, originando a agricultura de precisão.

Hoje a tecnologia está cada vez mais presente no mundo. E quem pensava que os mecanismos não chegariam ao campo estava completamente enganado, pois os recursos provaram que podem sim ajudar esta área que movimenta a economia mundial.

Portanto, atualmente os avanços tecnológicos ajudam os agricultores a detectar os cenários, monitorar seus serviços e orientar os trabalhadores. Dessa forma, é possível melhorar a produtividade, a preservação do meio ambiente e até mesmo ter lucros maiores.

O que é agricultura de precisão?

De acordo com especialistas na área, a agricultura de precisão está associada ao uso de equipamentos cheios de tecnologia, que ajudam a acompanhar de maneira mais precisa as condições das áreas das atividades agrícolas.

Desse modo, trata-se do conjunto de ferramentas que auxilia o produtor a conhecer o local de cultivo de forma mais completa. Além disso, este tipo de ação promove o gerenciamento com base no tempo e no espaço e permite trabalhos mais racionais, evitando atrasos e desperdícios, por exemplo.

Entre as atividades que são realizadas na agricultura de precisão podemos destacar:

  • Mapas de irrigação, de solo para aplicação de fertilizantes e de infestação para pulverização;
  • Semeadura de acordo com a necessidade, sem desperdícios;
  • Criação de gestão otimizada;
  • Automação de máquinas;
  • Controle de processos através de sistemas especializados.

Segundo profissionais do segmento, a agricultura de precisão está preparando os trabalhadores para a chamada agricultura digital que está por vir. Para eles, o modelo atual é fundamental para a nova etapa, que exigirá ainda mais inteligência, inovação e dados confiáveis.

agricultura de precisão

Por fim, é importante destacar que a agricultura de precisão conta com três fatores essenciais: revolução gerencial, tecnologia de informação e agregação de valor à produção. Ou seja, a união destas três características ajuda a melhorar a produção, o volume desenvolvido e a competitividade no mercado.

Um grande aliado desta agricultura é o drone. O aparelho é apto para investigar causas e efeitos de problemas no campo, mapeando e coletando informações importantes, que podem falar de aspectos como saúde da vegetação, ataque de pragas, levantamentos planialtimétricos, curvas e nível e georreferenciamento, por exemplo.

Principais vantagens

Conforme já explicamos, existem muitos benefícios em aderir a agricultura de precisão. Afinal, a tecnologia veio para agregar ainda mais valor e informação para as tarefas.

De acordo com pesquisas recentes, o uso correto da agricultura de precisão pode garantir um aumento de até 67% no rendimento global das lavouras. Tudo isso acontece por conta da otimização e da redução de custos e impactos ambientais negativos, que podem se transformar em retorno econômico e produtivo.

Sendo assim, conheça as principais vantagens do método:

Aumento de produtividade

Sem dúvidas, um dos maiores benefícios é conseguir identificar cada espaço e aumentar a produtividade no local. Ou seja, através da possibilidade de uma análise mais ampla e assertiva, é possível saber o que cada ambiente precisa e prever as ações que devem ser realizadas para atingir o resultado esperado. Assim, o produtor consegue trabalhar as áreas que apresentam maior necessidade.

Evita o desperdício

Do mesmo modo, é possível utilizar a lógica para evitar desperdícios. Afinal, com a ajuda de sistemas especializados o agricultor consegue ter um controle maior de seus insumos e fugir dos gastos excessivos com irrigação e fertilizantes, por exemplo. Pois com as técnicas adequadas é possível utilizar apenas o que precisa para cada situação.

Menores danos ao meio ambiente

Por fim, um dos grandes benefícios da agricultura de precisão é o fato dela auxiliar na redução de danos ao solo e ao meio ambiente. Assim como evitam a utilização excessiva de água e outros produtos, as atividades também reduzem os riscos de danificações no solo. Isso acontece pois a contaminação ambiental diminui, através de operações que realizam a distribuição dos produtos de maneira dosada.

Quais as maiores dificuldades encontradas neste processo?

Sem dúvidas, a agricultura de precisão pode trazer diversas vantagens. No entanto, alguns desafios podem ser encontrados para implantar este processo, como por exemplo:

  • Falta de pessoas qualificadas e capacitadas para atuarem com gerenciamento e observação das informações colhidas nos sistemas do segmento;
  • Ausência de conhecimento especializado nesta vertente;
  • Falta de embasamento técnico para transformar as informações em conteúdos úteis para que os produtores atuem com mais segurança.

Correntes agrícolas eficientes

Além de nossos tradicionais itens para motos, também produzimos correntes para o setor agrícola. Nossos produtos, são feitos normalmente de metal e ligados por uma série de elos. Desse modo, são utilizados para transmissão de potência ou transporte e movimentação de cargas.

A nossa linha especial para agricultura pode ser utilizada em diversas máquinas como colheitadeiras, plantadeiras, semeadeiras, adubadeiras e tratores.

Quer saber mais sobre estas correntes? Acesse agora mesmo o nosso site e confira detalhes sobre os produtos!