Voltar

Moto street e chuva: cuidados para uma pilotagem segura

Um belo dia de sol pode se transformar num de chuva em pouco tempo. Isso deixa os pilotos de moto street de cabelo em pé! Traremos aqui algumas dicas para que sua pilotagem neste cenário seja mais segura. Porque independente do tempo, sua moto street deve estar preparada.

Moto street e chuva

Antes de tudo: reduza a velocidade da sua moto. Isso porque, com as primeiras gotas de chuva, forma-se uma pasta de poeira e asfalto perigosa para sua moto. A regra também se aplica nas curvas, onde o cuidado deve ser redobrado e nas faixas de sinalização da via, que tornam-se escorregadias.

Trafegar com sua moto street sobre uma dela é garantia de queda. Para aumentar ainda mais a segurança na pilotagem da motocicleta, procure os equipamentos corretos para dias de chuva.

Equipamentos garantem segurança

Como muitas vezes não podemos evitar a direção da moto street na chuva, buscar os equipamentos corretos auxilia na segurança do conjunto piloto moto. Não esqueça do kit calça e jaqueta de cordura impermeáveis, que são mais leves que o couro.

A visibilidade também diminui em dias de chuva, mas isso pode ser diminuído com uma cera automotiva para polir a viseira. Outros itens que não podem faltar para pilotar sua moto street na chuva são as botas impermeáveis e a capa de chuva.

pilotando no asfalto molhado

Revisão em dia: os essenciais

Esta é a parte que você faz a revisão da sua moto street, e de preferência, antes da chuva. Não é possível sempre antever as tempestades, por isso os cuidados devem ser rotina para sua moto:

Pneus: Item de atenção constante, não deve estar gasto ou com frisos. Lembre-se que poças de água facilitam a derrapagem e aquaplanagem de sua moto street.

Freios: São essenciais para garantir a segurança durante o trajeto de sua moto street. Além de checar o estado da peça, traseira e dianteira. Os cuidados começam por aumentar a distância entre os carros e reduzir a velocidade da moto street, acionando o freio levemente. Freadas bruscas colaboram para deslize em solo.

Sinais e setas: A comunicação em dia de chuva é importante, pois todos precisam ser notados. Mantenha os faróis da sua moto acessos e verifique se todas as luzes estão em pleno funcionamento.