Voltar

Kit de relação: veja como aumentar a vida útil das peças

Conheça cuidados fundamentais com os componentes

Sem dúvida, o kit de relação, também conhecido por kit de transmissão, é um dos itens mais importantes de uma moto. Composto por coroa, pinhão e corrente, ele precisa estar sempre em dia para garantir mais desempenho. Desse modo, é fundamental apostar na manutenção preventiva dessas peças para pilotar de maneira mais tranquila e confortável.

De fato, a vida útil do kit de relação pode variar de acordo com os cuidados do motociclista. Da mesma forma, é primordial fazer a lubrificação de maneira correta, regulagem da tensão da corrente e revisões periódicas.

Além disso, por ser um produto fundamental para o veículo, é importante que o motociclista busque por qualidade na hora de fazer a escolha. Afinal, muitas vezes o barato acaba saindo caro e comprometendo não apenas o funcionamento da moto, mas também a segurança de quem está pilotando.

O que pode reduzir a vida útil do kit de relação? 

Primeiramente, é importante ressaltar que além dos cuidados essenciais com a moto, alguns fatores podem influenciar na duração do kit de relação, como por exemplo:

  • Falta de manutenção;
  • Ausência de inspeção na folga;
  • Desalinhamento da roda traseira;
  • Produtos químicos incorretos ou utilizados em excesso para lavar a moto;
  • Utilização de lubrificante inadequado.

Kit de relação

Como preservar as peças? 

Conforme já citamos ao longo do texto, é essencial fazer a lubrificação adequada. De acordo com especialistas, o recomendado é realizar o serviço a cada 500 km rodados ou sempre que necessário. Além disso, é importante saber o momento de trocar o kit de relação. Portanto, o ideal é realizar o troca completa. Pois trocar apenas um ou dois componentes pode prejudicar o funcionamento do conjunto.

Porém, é preciso saber identificar o momento da troca. Por isso, ela deve ser feita quando a região dos dentes da coroa e do pinhão sofrerem desgastes e antes da corrente apresentar folga em excesso.  Desse modo, a manutenção preventiva é essencial para fazer o diagnóstico e indicar a necessidade da substituição das peças.

Kits de qualidade 

Inegavelmente, a escolha de um kit de relação de qualidade é fundamental para qualquer motocicleta. Por isso, queremos te apresentar as opções da DID, referência em produtos de excelência para motos de diversos estilos.

Nossos itens, conhecidos por acompanharem as motocicletas dos melhores pilotos e das marcas mais renomadas do país, podem oferecer ainda mais performance em todos os tipos de solo.

Quer conhecer a nossa linha de produtos? Então acesse o nosso site e saiba mais!