Voltar

Saiba como lavar sua moto corretamente

Confira cuidados especiais com a motocicleta.

Lavar a moto requer cuidados e atenção especial do motociclista, pois trata-se de um veículo que possui materiais delicados. A ação de limpeza é muito importante e deve ser efetuada com regularidade, pois mantém a motocicleta em ótimo estado de conservação e boas condições de uso.

No entanto, em qualquer tipo de moto é melhor que a lavagem completa, que dura cerca de uma hora, seja feita de forma manual, pois a pressão das mangueiras de água de centros de lavagem automáticos podem danificar as principais peças do veículo.

Além disso, procurar um local com sombra para lavar e secar a motocicleta é ideal para evitar que os raios de sol não prejudiquem a pintura e não deixem manchas de água.

Entre os principais cuidados para o serviço estão usar luvas para manter as mãos limpas, apostar em água morna para uma limpeza mais intensa e fazer toda o trabalho com o motor desligado.

Como lavar a moto

Para ajudar você a lavar a moto com segurança e qualidade, separamos algumas dicas. Confira:

Moto fria

Antes de iniciar a lavagem, verifique se a sua moto está fria. A água gelada em contato com o motor quente pode danificar sua motocicleta. É importante também ficar atento nas entradas de ar e tampá-las, pois se entrar água algumas peças serão estragadas. Além disso, a entrada do escapamento também deve ser vedada.

Esponja macia

A esponja deve ser macia e de qualidade, pois além de não riscar, a sujeira não fica grudada nela para uma nova lavagem. Buchas ásperas não devem ser utilizadas, pois podem riscar a pintura ou o para-brisa da moto.

Solução desengraxante

Lave a sua moto com uma solução feita com desengraxante e água. É um produto barato, que faz espuma e pode ser usado na corrente e no motor.

Secagem

Secar a motocicleta é fundamental, especialmente as partes elétricas. Depois de lavar a moto, é recomendado passar um pano para tirar o excesso de água e somente depois aplicar cera com um pano seco. A cera deve ser passada com paciência, bem espalhada. Além de deixar a moto mais bonita, a pintura não queimará em contato com o sol.

Produtos especiais

Pode até parecer estranho, mas o hidratante corporal é bom para ser utilizado no banco. Ele evita o ressecamento e ainda ajuda a aumentar a vida útil do assento. Já nas partes de plástico ou borracha é recomendado usar silicone para destacar e conservar os detalhes da motocicleta. Neste caso, a dica é ficar atento para que o produto não invada o disco de freio.

Gostou do texto? Então aproveite e confira a matéria sobre como limpar e lubrificar as correntes da sua moto corretamente!