Voltar

Conheça a história da Esteira Industrial

Equipamento foi criado para transportar materiais

Nos trabalhos industriais, a movimentação e a agilidade são fundamentais para o perfeito funcionamento do setor produtivo. Com isso, a esteira industrial é muito importante neste processo, pois otimiza o tempo e oferece qualidade aos serviços. Mas, nem sempre foi assim. Antes da Revolução Industrial, os trabalhos de manufatura imperavam e os trabalhadores se desdobravam em diversas etapas para tentar fazer com que o processo de produção fosse o mais ágil possível, através de trabalhos de montagem, limpeza e transporte de matéria-prima.

Com a revolução, as indústrias passaram por grandes mudanças em suas estruturas e novas tecnologias começaram a surgir. Ao mesmo tempo que essa evolução encantava os trabalhadores, ela também assustava. Pois os funcionários passaram a serem substituídos pelas máquinas.

Esteira Transportadora

Um dos equipamentos que mais chamou a atenção foi a esteira transportadora. Sendo que começou a aparecer neste cenário em 1892 para o transporte de minério e foi um verdadeiro sucesso. A partir de 1900 o mercado criou a esteira elétrica, que era feita de aço inoxidável e ganhou destaque no transporte de alimentos, como a cana de açúcar. Assim, a máquina foi cada vez mais adquirida e depois de alguns anos passou a integrar planos de linha de montagem. Permitindo inclusive que carros se deslocassem por um sistema de rolamento estabelecido enquanto eram montados.

Antiga esteira industrial

Até hoje, as mudanças e inovações com as esteiras transportadoras são constantes e não param. Por conta dos novos tipos de materiais empregados, as esteiras deixaram de ser apenas uma peça para o funcionamento de indústrias e começaram a ser inseridas em outras áreas. Por exemplo, as esteiras de elevação de carga e descarga. Além disso, os equipamentos também podem realizar trabalhos como suporte de descargas elétricas, calor e força de impacto.

É fato que as evoluções não vão parar e que a cada ano novas máquinas vão surgir com ainda mais tecnologia e funcionalidade. Por isso, a DID também presta serviço na área industrial, pois acredita que a qualidade das nossas correntes podem ajudar no desempenho de diversos setores da indústria. Quer saber um pouco mais sobre a nossa empresa? Acesse o nosso site e veja mais informações!