Voltar

Corrente transportadora: conheça a função deste item fundamental para a indústria

Veja as principais características do componente presente em diversos equipamentos

Sem dúvidas, independente do segmento, as indústrias necessitam de recursos que otimizem e facilitem seus processos de trabalho. Assim, é possível atuar com mais agilidade e eficiência e conta com máquinas resistentes para realizar serviços pesados, que incluem o transporte de grandes cargas, por exemplo. Mas para que esses equipamentos funcionem bem, é preciso contam com acessórios de qualidade, que ofereçam segurança e produtividade, como a corrente transportadora industrial. Quer saber um pouco mais sobre este item? Então continue a leitura e confira as informações que separamos para você!

O que é uma corrente transportadora?

Conforme citamos acima, existem componentes essenciais para o perfeito funcionamentos dos equipamentos industriais. Desse modo, podemos ressaltar a corrente transportadora, que auxilia no transporte de materiais e promove ações mais rápidas e eficazes. Aliás, este tipo de corrente deve ser fabricada com material resistente. Pois é projetada para suportar não apenas cargas pesadas, mas também altas temperaturas.

Por isso, entre as principais características da corrente transportadora podemos destacar:

  • Sua resistência, pois é fabricada em aço inox ou de carbono para garantir o bom funcionamento da engrenagem e outras ações;
  • O potencial de ter uma vida útil longa, já que sua durabilidade e resistência à oxidação, desgastes e corrosões são consideradas altas;
  • A possibilidade de acoplar acessórios para ter mais funções e de ser personalizada de acordo com a necessidade de cada cliente, podendo ser simples ou dupla;
  • A versatilidade em manter suas características em diversas atividades industriais, em segmentos como automobilístico, de mineração e siderurgia, por exemplo.

Onde os itens são utilizados?

De fato, quando falamos sobre a corrente transportadora industrial estamos falando de um material de adaptação acessível. Ou seja, ela pode ser utilizada em qualquer estrutura de produção na indústria. Pois é fácil de instalar e conta com manuseio simples.

Porém, o item é utilizado normalmente no transporte de cargas em linhas de produção, onde os produtos passam também pela mão dos colaboradores da empresa.

corrente transportadora

Como o componente funciona?

Primeiramente, é fundamental explicar que o modelo da corrente transportadora e os materiais utilizados em sua composição podem determinar suas funções.

Mas de uma maneira geral elas são estruturadas com pinos, duchas e rolamentos, que são feitos com aço.

Os rolamentos, que são utilizados na fabricação das correntes, passam por tratamento térmico. Desse modo, contam com pressão elevada e suportam melhor o atrito dos dentes nas peças de engrenagem.

Aliás, esta pressão criada garante que a corrente transportadora seja robusta e aguente altas cargas de transporte sem grandes dificuldades.

Mas afinal, como este tipo de corrente funciona?

Como já falamos, o item ajuda no transporte de materiais, seja de médio ou grande porte. O peso suportado varia de acordo com a necessidade de cada máquina.

No entanto, a corrente funciona por meio de acessórios fixos que transportam as cargas em velocidade média com a ajuda de um elo.

Porém, para que o bom funcionamento seja garantido, é fundamental que as empresas produtoras realizem muitos testes antes de comercializar esses produtos, que são tão importantes e essenciais para o desenvolvimento de tantos outros.

Aliás, é responsabilidade do próprio fabricante realizar essas análises. Assim, elas devem assegurar que as correntes sejam feitas com base em padrões técnicos de qualidade.

Por fim, vale lembrar também que por auxiliar a movimentação de diversos materiais pesados, é normal que a corrente transportadora industrial precise de cuidados especiais, como lubrificação, por exemplo. Da mesma forma, é preciso realizar manutenções periódicas para evitar surpresas negativas. Além disso, a dica é que a indústria se informe com a empresa fabricante para saber sobre as revisões, a correta utilização do item e as trocas necessárias.

Corrente transportadora industrial DID

Talvez você já tenha ouvido falar sobre nossas correntes para motos, que marcam presença nas maiores marcas da atualidade. Afinal, estamos há mais de 80 anos no mercado mundial de produtos de transmissão e transporte. Apenas no Brasil, estamos há cerca de 50 anos, desenvolvendo correntes para motocicletas das melhores montadoras do segmento. Desse modo, a nossa empresa é reconhecida pela qualidade, durabilidade, confiança e segurança de nossos produtos. Pois oferecem alta performance em todos os tipos de solo.

No entanto, além dos materiais citados, produzimos também correntes industriais. Aliás, elas são desenvolvidas seguindo exigentes normas, como a ANSI (padrão americano) e BS/DIN (padrão inglês).

Da mesma forma, nossas correntes industriais são produzidas no estilo passo longo. Pois são reforçadas, duradouras e oferecem elevado nível de qualidade e resistência a fadiga. Além disso, elas podem ser aplicadas em diversas áreas. São elas: mineração, siderurgia, automobilística e em usinas de açúcar e álcool, cimento, celulose e papel.

Agora que você já sabe que produzimos este tipo de corrente, que tal acessar o nosso site e conferir as opções que temos para sua indústria?

E se você gostou desta matéria, continue acessando o nosso blog para conferir outros textos como este!