Voltar

Saiba como alavancar a agricultura sustentável

Cuidados com o solo e com a água são fundamentais.

A agricultura é um meio muito importante para o desenvolvimento de diversas áreas no Brasil e no mundo. Ela pode ajudar na cultura, nas indústrias e até mesmo na qualidade de vida das pessoas. Já a agricultura sustentável, pode ser descrita como uma prática biológica. Além dos benefícios já descritos, ela permite ainda que os produtores transformem suas fazendas em grandes centros de reciclagem, economizando dinheiro e conservando as reservas naturais. Pensando nessa área que cresce e é cada vez mais comum, separamos algumas informações para quem deseja alavancar a produção agrícola de forma sustentável. Confira:

Solo

Manter o solo saudável é fundamental para a agricultura, pois a sustentabilidade agrícola depende mais da terra do que de qualquer outro fator. As práticas de cultivo, que consistem em cultivar e arejar o solo são muito úteis. Além disso, é comum que os agricultores deixem alguns resíduos vegetais no solo antes da semeadura direta. Acrescentando matéria orgânica como fertilizantes de alfafa, restos de madeira e outros produtos de origem vegetal e mineral.

Agricultura sustentável

Energia

A energia solar e a eólica são bem conhecidas, mas também existem outras maneiras de aproveitar fontes alternativas. A energia hidráulica pode ser uma opção para fazendas que tem fonte de água corrente. Os biocombustíveis são outra forma de ter energia limpa. O biodiesel, por exemplo, pode ser feito com óleo de semente e algodão e além de ser uma fonte barata é muito limpa.

Água

A melhor forma de gerenciar o uso da água nas plantações é escolher culturas nativas, uma vez que elas são adequadas ao clima de cada região. Ter um sistema de irrigação eficiente e que não prejudique o solo e nem a vida selvagem da área também é fundamental, assim como criar um sistema para recolher a água da chuva e incorporá-la ao sistema de irrigação.

Se você realiza algum serviço agrícola, é sempre importante lembrar que a DID está pronta para fazer parte da sua vida profissional. Talvez você não saiba, mas as nossas correntes agrícolas são utilizadas em máquinas como colheitadeiras, plantadeiras, semeadeiras e adubadeiras.

Quer saber mais? Acesse o nosso site e conheça a nossa empresa.