Voltar

5 cuidados com máquinas agrícolas que fazem diferença nos serviços do campo

Saiba como cuidar do equipamento e melhorar os resultados na prática

Você já parou para pensar o quanto manutenções preventivas podem fazer a diferença em equipamentos de diferentes setores e aplicações? Aliás, ter atenção em alguns detalhes pode não apenas preservar, mas também prolongar a vida útil de muitos maquinários. Pensando nisso, decidimos reunir algumas dicas de cuidados com máquinas agrícolas neste texto. Então continue a leitura e saiba como cuidar melhor deste tipo de equipamento!

A importância dos cuidados com máquinas agrícolas

Inegavelmente, quando o agricultor sabe com ter os melhores cuidados com as máquinas agrícolas, seus resultados são elevados. Pois os gastos com reparos são reduzidos e a durabilidade dos equipamentos aumenta de maneira considerável.

De acordo com especialistas, quando são cuidados com eficiência os tratores podem durar até 15 mil horas.

De fato, alguns fatores como a intensidade de uso e o tipo de cultura trabalhada também podem influenciar. Mas a manutenção preventiva, que tem o objetivo de evitar possíveis erros, é fundamental para preservar o bom funcionamento e realizar reparos antes que os problemas sejam maiores.

Por isso, os cuidados com máquinas agrícolas como colheitadeiras, pulverizadores, semeadeiras e plantadeiras devem ser priorizados. Primeiramente, é fundamental ler o manual de instrução que vem junto com o equipamento. Assim, é possível saber identificar qual o momento para realizar as análises de acordo com as horas de uso e determinações da marca.
Benefícios da manutenção

Sem dúvidas, realizar este serviço pode ser muito vantajoso. Aliás, uma boa análise e a boa utilização da máquina pode reduzir o custo operacional.

Além disso, a manutenção é fundamental para diminuir o índice de falhas e promover economia de combustível.

Mas durante esta avaliação é preciso considerar algumas informações. Por exemplo, se o valor da manutenção for maior que o valor da máquina, é melhor adquirir uma nova. Do mesmo modo, se o valor for igual ao preço de um equipamento novo, é melhor realizar a troca do maquinário.

No entanto, antes de tomar qualquer decisão, o agricultor precisa avaliar os pontos positivos e negativos e entender qual situação se encaixa melhor em sua realidade.

Dicas de cuidados com a máquina agrícola

Conforme citamos no começo do texto, queremos dar algumas dicas para ajudar a preservar a vida útil de máquinas agrícolas. Confira a seguir:

Atenção aos sinais

Sem dúvidas, o primeiro passo é detectar possíveis sinais estranhos no equipamento. Portanto, é fundamental ficar atento em ruídos, fumaças e vibrações. Caso isso aconteça, o recomendado é desligar a máquina e tentar verificar o que pode estar acontecendo. Além disso, a dica é sempre olhar o painel, pois alguns defeitos podem ser indicados neste local.

cuidados com máquinas agrícolas

Tenha uma oficina de confiança

De fato, contar com profissionais capacitados e de confiança é muito importante. Mas quando existe uma garantia, o equipamento deve ser levado até a oficina autorizada. O ideal é verificar a qualidade dos serviços realizados e deixar a máquina na responsabilidade de mecânicos confiáveis e com experiência no mercado.

Aposte apenas em peças originais

Desconfie de itens muito baratos, pois isso pode representar problemas e prejuízos futuros para você. Por isso, se precisar trocar alguma peça da sua máquina agrícola, escolha um item original. Pois o produto é mais seguro e atende exatamente o padrão de qualidade que a sua máquina está acostumada.

Verificação frequente

Como já citamos, alguns imprevistos podem ser evitados com a realização de manutenções preventivas. Mas é importante que entre os intervalos das análises você verifique o seu equipamento. Pois diagnosticar um defeito no início pode impedir que outros componentes sejam danificados e causem estragos muito maiores, inclusive financeiros.

Desse modo, anote tudo o que identificar e mostre para o mecânico responsável. Com todos os dados, é possível ter diagnósticos precisos e reparos ainda mais eficientes.
Boas práticas

Por fim, a última dica de cuidados com máquinas agrícolas é justamente ter atenção ao trabalhar com o equipamento. Ou seja, saber identificar que existem peças mais frágeis, que podem quebrar com mais facilidade e ter um estoque para consertos mais rápidos.

Além disso, o ideal é utilizar implementos adequados para o peso e tamanho do equipamento e trabalhar apenas no limite da potência. Aliás, conhecer a máquina e ter operadores que saibam como atuar com ela, é uma atitude primordial.

Corrente de qualidade

Sem dúvida, além de todas as dicas que listamos ao longo do texto, contar com excelentes componentes pode ajudar a prolongar a vida útil das máquinas agrícolas. As correntes são peças fundamentais para o funcionamento e precisam ser referência em força e produtividade.
As correntes DID são conhecidas por oferecer resistência e qualidade para equipamentos da área da agricultura. Nossos itens estão presentes nas maiores marcas do mercado e garantem muitas vantagens para as tarefas do campo.
Por isso, se você deseja ter uma máquina ainda mais potente, acesse o nosso site e confira as opções disponíveis!
E se gostou deste texto, continue de olho em nosso blog, pois em breve teremos novos conteúdos para você!